Chá da Folha de melissa, pra que serve? Chá tranqüilizante

Na verdade é mesmo o que parece ser uma confusão em torno do nome de erva cidreira. A melissa, por exemplo, é uma erva-cidreira verdadeira, melissa romana ou chá da França.

Isso faz com que seja comumente confundida com outra erva, também medicinal. No Brasil, existem inúmeras plantas conhecidas pelo nome comum de “erva-cidreira”, mas é com uma outra erva medicinal – o capim-limão ou “lemon-grass” (Cymbopogon citratus) – que a confusão é maior.

Mas sossego do que o Chá da Folha de Melissa é até difícil. Calmante mesmo é a melissa. Ela pode ser confundida com capim Limão, por isso vale lembrar que a melissa produz folhas grandes, ovais, pecioladas, serrilhadas e com nervuras salientes.
A melissa é uma planta da família das Labiadas, arbustiva e pode atingir de 20 a 80 cm de altura. Os caules, ramificados a partir da base, formam touceiras. As folhas são de um verde intenso na parte superior e verde-claro na parte inferior.

Sempre se acreditou nos poderes calmantes da melissa. Na aromaterapia, ela alivia as tensões e, juntamente com rosa e o neróli, é um dos óleos atuantes nas vibrações ligadas ao coração.

Acredita-se que a melissa apresenta inúmeras propriedades medicinais: é usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é calmante, sedativa, digestiva, age contra a insônia, enxaqueca, tensão nervosa, ansiedade e ajuda nos casos de traumatismo emocional.

As folhas frescas da melissa são utilizadas para preparar o “álcool de melissa composto”, obtido por destilação das folhas e outros materiais aromáticos (canela, cidra, etc.), com álcool mais ou menos diluído. Em alguns locais, este preparado também é conhecido como “água de melissa”.

Até!

, ,

5 Responses to Chá da Folha de melissa, pra que serve? Chá tranqüilizante

  1. leticia hofmann vareli 20 de maio de 2011 at 5:05 pm #

    que legal eu achei que era só para dormir…mas vou começar a tomar antes das apresentaçoes…
    me add no orkut?valeu…bjo.♥

  2. EDNA MARIA ROCHA 20 de outubro de 2011 at 2:50 pm #

    que bom sa ber que ela é calmante e para dormi melhor obrigada.

  3. roberto carvalho 2 de novembro de 2011 at 7:22 pm #

    não que eu estou a procura de ervas para dormir, estou cansado de tomar remedio, farmacologicos. como lexotan. outra coisa eu tenho remedio para curar, veja bem curar epilepicia, remedio de minha vó, um segredo de mais de 150 anos, na familia.

  4. Paulo Cesar 8 de abril de 2013 at 7:42 pm #

    E nos casos de dengue tem algum problema em ultilizar esta erva na forma de chá para diminuir as dores de cabeça e no corpo ???
    ela apresenta alguma influencia nas plaquetas ???? vlw obrigado mesmo !!!
    Grato !

  5. marilene 10 de maio de 2013 at 7:29 pm #

    Estou tomando este chá e já deu bons resultado….

Deixe uma resposta

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog