Chá da Semente de Sucupira, para que serve?

Sucupira é uma árvore, (ou uma semente), muito comum no Brasil. Desde criança ouço meus pais e parentes comentar. Está doente, dê chá de sucupira para este menino.

Árvore e Sementes de Sucupira

É comum em nosso povo a ministração de remédios caseiros, e o chá da semente de sucupira cobre um desses contos populares. Mas na verdade, o Chá da Semente de Sucupira é bom para saúde?

Natural do cerrado, mas encontrado também em diversas regiões, a sucupira é uma árvore que fica muito grande. Geralmente em um porte de 8 metros a 16 mestros de altura. As folhas são densas e possui um fruto (não comestível) com uma única semente

O grande forte da sucuripira é que possui quesitos que servem como ação antibiótica. O seu maior uso, essencialmente os que meus avós costumam ministrar, é para o uso de irritação na garganta ou infecção na língua e região da boca. Pode ser ministrado como um chá quente da semente.

Mas tome cuidado, sempre ouvi dizer, (o que não tenho certeza da sua veracidade), é que o chá de sucupira não é bom para o coração. A bem da verdade, qualquer medicamente ou produto em excesso não faz bem para saúde. Assim, verdade ou não, chá de sucupira em excesso entra nessa regra.

Há quem use também a semente de sucupira amassada e colocado no Biotônico Fontura. Este é muito bom para dar para as crianças visto que fica um pouco mais doce, porque a semente de sucupira, depois de feito o chá, é muito amarga.

Há dois meios bem comuns de se tomar a sucupira como remédio. Em gotas, de sua solução, ou em forma de chá:

  • Prepare uma solução de caldo com a semente de sucupira, coloque em um vidro e ministre gotas cerca de 2 a 3 vezes ao dia.
  • Fazer o chá de sucupira utilizando suas sementes. Ferva bem!

Olhando pela internet, o que pode não ser tão confiável, o chá de sucupira serve contra úlceras, ácido úrico, diabete, gastrites, amidalite, artrite, asma, dermatoses, blenorragia, dor espasmódica,  rouquidão, sífilis, vermes intestinais, hemorragias,  além disso, é anti-cancerígeno entre outros. Na verdade, serve para toda moléstia óssea.

Veja no vídeo abaixo, do programa do Jó Soares, o ator Juca de Oliveira dá a receita do famoso chá de sucupira, comentando sobre a semente e a solução de chá como ministração de remédio caseiro, contando, com muito humor, como a semente de sucupira salvou a vida de um cão.

Gostaríamos de indicar aqui, mesmo que seja um medicamento caseiro seguro, que você deve se conhecer melhor antes de tomar o chá de sucupira, para que não ocorra qualquer problema.

, ,

70 Responses to Chá da Semente de Sucupira, para que serve?

  1. Nilton Moutinho 1 de dezembro de 2010 at 4:21 am #

    Como comprar o cha de semente de sucupira,capsulas

    • amira 23 de agosto de 2012 at 6:13 pm #

      vende na loja mundo verde

  2. José Raimundo 30 de março de 2011 at 10:46 am #

    Gostaria de informar aos usuários da semente de sucupira que o óleo é soluvel em álcool, portanto o Juca de Oliveira não precisa mais perder a vasilha que cozinhar as sementes.
    Qunato ao medicamento é eficaz no caso de problemas ósseos.
    pt

  3. EMILIA RICCI 3 de abril de 2011 at 11:07 pm #

    POR FAVOR INFORMAR COMO PREPARO O MEDICAMENTO COM AS SEMENTES DA SUCUPIRA PARA A ARTROSE.

    GRATA

    EMILIA RICCI

    • YARA NOGUEIRA SANTOS 2 de agosto de 2011 at 7:12 pm #

      15 SEMENTES DE SUCUPIRA NO VINHO OU BIOTONICO

    • YARA NOGUEIRA SANTOS 2 de agosto de 2011 at 7:16 pm #

      AS SEMENTES SÃO MACHUCADAS COM UM PILÃO

    • amira 23 de agosto de 2012 at 6:26 pm #

      O que desanima é quebrar a semente por ser muito dura. A melhor maneira de abrir a semente é centralizar a ponta da faca na semente e bater com martelo. Quando fizer o furo é só colocar a faca agora na horizontal e cortar , muito mais fácil dessa maneira, vc corta em vários pedacinhos e a resina fica totalmente exposta, fazia na tabua de carne. Eu fiz com 5 sementes para cada litro de água pq meu caso estava terrível, quis logo fazer uma dose mais forte. Deixe ferver a água e jogue as sementes picadinhas dentro e deixe ferver por 1 min e meio, desligue, espere esfriar, eu nao coava porque a semente fica no fundo da panela, tomava tudo no mesmo dia e fiquei curada. Tinha uma tendinite dolorosíssima por mais de 1 ano, nada resolvia, me curei com menos de 2 semanas.

  4. barbara 16 de abril de 2011 at 4:49 pm #

    gostaria de saber se o cha serve para todos os tipo de dores como dores no corpo pois cinto fico muito cansada com qualquer coisa sem contar as dores nas perna sinto as pernas pessada este cha vai trazer um alivio ou a cura espero a sua resposta barbara rj

    • Edson José dos Santos 11 de julho de 2011 at 2:52 pm #

      Olá,gostaria de saber detalhadamente sobre os benefícios do chá da sementes da sucupira,e como faço para adquirir a mesma.Agradeço,Atenciosamente.EDSON.

    • Dalva 23 de outubro de 2011 at 11:30 am #

      Olha o chá de sucupira é um poderoso medicamento para as dores musculares e reumatismo.

  5. maria aparecida gonçalves de oliveira 9 de maio de 2011 at 7:22 pm #

    gostaria de saber se pode tomar normalmente o cha de sucupira tenho diabete e dores no corpo espero uma resposta de voces o meu esposo tem problema no femur ele pode tambem tomar o cha muito obrigado atenciosamente maria aparecida

    • valdecir aparecido vidoto 24 de novembro de 2011 at 6:18 pm #

      tenho dabetes, dores no corpo e formigamento, faço uso de insulina, gostaria de saber se o chá de sucupira é bom para diabetes e de que forma terei que prepará-lo. Aguardarei resposta . Muito Obrigado.

  6. Benjamim Rodrigues 13 de maio de 2011 at 11:59 pm #

    Pessoal, realmente o chá de semente de Sucupira é maravilhoso. Eu tenho problemas de artrose e coluna. Faço uso desse chá e simplesmente é fantástico. As dores desaparecem e você fica novo de novo, ou seja, parece que nunca sentiu esses problemas. Acreditem.
    Dica: pegue 4 sementes e machuque-as até liberar uma espécie de resina. Ponha um litro de água para ferver e quando a fervura já estiver no ponto máximo, jogue as sementes dentro e conte um minuto e meio. Em seguida feche o fogo e cubra o vasilhame com uma tampa. Espere o chá esfriar e sirva-se.

    • marleni sabaine carnaval 16 de maio de 2011 at 8:57 am #

      mas quantas x devo tomar esse chá por dia?

  7. Su 20 de maio de 2011 at 10:53 am #

    Gostaria de saber se as sementes de sucupira podem ser aquelas grandes?
    Vi uma receita que dizia que só poderiam sementes pequenas…

    • amira 23 de agosto de 2012 at 6:30 pm #

      eu escolhia sempre as maiores, quando eram pequenas eu colocava 2 ao invés de uma

  8. JOÃO DIAS DA SILVA 23 de maio de 2011 at 10:31 pm #

    Me lembro quando eu era criança meu pai comprava porcos caipira , pra engordar, poderia estar com a doença que estivesse, meu pai amassava uma semente de sucupira e misturava na ração dos animais , e os bichinhos comiam e creciam saudáveis, isto no ano de 1964, não falavam sucupira mas sim fava de santo Inácio

  9. MARIA EUNICE FREIRE 31 de maio de 2011 at 9:02 pm #

    tenho uma amiga que me falou dessa intrevista e trouxe as semente pra eu fazer o chá e estou começando a me sentir melhor, em breve vou dar um comentario que o chá me livrou das moletas, e das dores insuportaves que eu sentia , pos eu sentia dores 24 horas . me aguardem com certeza eu vou ficar completamente curada. obrigada (JUCA) obrigada ( ZUMIRA amiga que me trouse as sementes..

  10. janete correia cavalcanti pessoa 14 de junho de 2011 at 12:17 pm #

    realmente! essa semente é milagosa. eu estava sem poder andar, com muitas dores nos pés. quando eu acordava pela manhã andava me segurando nas paredes porque os pés era muiiiitas dores!qd. vir a entrevista, cheguei no trabalho comentando sobre as sementes minhas colegas já estavam tomando q/ o médico mandou. tomei e digo foi milagre mesmo! estou ótima!!!!!

  11. viviane garcia machado 18 de junho de 2011 at 10:00 pm #

    venho declarar , que eu sou uma das testemunhas da eficacia do chá de sucupira, tenho dores nos ossos a mais de 32 anos,depois que comecei a tomar o chá sucupira , fiquei livre das dores nos ossos , mal podia caminhar de tantas dores ,hoje estou livre, primeiro Graças a DEUS, que fez a arvore de sucupira.

  12. leila aun 19 de junho de 2011 at 1:22 pm #

    tenho artose no joelho D e sofro com muitas dores,fui ao ortopedista e informou que o meu caso é apenas colocação de protese, mas já estou tomando gts de sucupira há 3 dias e houve uma melhora. Espero não precisar de protese se DEUS quizer.

  13. leila aun 19 de junho de 2011 at 1:34 pm #

    tenho artrose no joelho DeE ,mas o D é o pior. Já estou tomando sucupira , comecei há 3 dias e já houve uma melhora. Será que, com o uso contínuo de sucupira não precisarei de prótese no joelho? Obrigada

  14. Mairone A. Lemos S. Santos 19 de junho de 2011 at 8:38 pm #

    Gostaria de saber onde encontrar semente de sucupira para comprar via internet? Obrigada a quem responder.

    • dirlene 21 de junho de 2011 at 7:48 am #

      oi mairone,não precisa vc comprar pela internet,comprei ontem na cidade em que moro(vitória-es) em uma loja de produtos naturais,sabe aquelas lojas em que passamos e tem um monte de folhas secas nas sacolas ou penduradas nas entradas?é uma dessas lojas.procure saber onde tem na sua cidade,custou R$3,oo(três reais)quatorze sementes.ok.

    • lucia 29 de junho de 2011 at 11:40 pm #

      Oi Mairone… Aqui no rj eu encontrei no centro,na rua miguel couto, uma loja de produtos naturais,tipo mundo verde… ela custa 4,75.

    • Clair 2 de fevereiro de 2012 at 6:01 pm #

      Encontra-se a semente de sucupira em forma de cápsula nas farmácias de manipulação! comprei lá! Abraço a todos

    • Clair 2 de fevereiro de 2012 at 6:11 pm #

      Oi Mairone! Encontra-se a semente de sucupira em forma de cápsula nas farmácias de manipulação! Foi onde comprei! Abraço

    • fatima aparecida dornellas 4 de fevereiro de 2012 at 3:35 pm #

      É só vc ir a uma feira ou em lugar que vende ervas.

  15. isabel 4 de julho de 2011 at 5:16 pm #

    olá, gostaría de saber se o chá de sucupira é bom para quem tem pedras de rins e visicula porque tenho medo de tomar e piorar o meu estado espero alguma resposta obragada.

    • Renato Amorim 18 de janeiro de 2012 at 4:16 pm #

      Olá Isabel,
      Ao que trata de “pedras nos rins e vesícula” , não é aconselhavel a ingestão do chá da “sucupira”. Pois ingerido um quantidade elevada misturada a níveis hipertensos altos, poderia causar um colapso em seus rins ou mesmo aumentar os depositos de sódio no organismo gerando novas “pedras”.

    • Wagner 30 de maio de 2012 at 12:29 am #

      Pedras nos rins teum que tomar cha de quebra pedra, elas vão sumir se forem pequenas, O que causa formação de calculos renais ou na vesícula é a falta de magnésio que é o mineral responsável por fixar o cálcio nos ossos.
      Compre magnésio na farmacia tem que ser do tipo P.A . nunca mais tera calculos.

    • amira 23 de agosto de 2012 at 6:34 pm #

      o que acaba com pedras nos rins é o cloreto de magnésio PA, pesquise no google e verá o que ele é capaz de fazer de maravilhas. Serve para quase tudo, eu que tinha dores terríveis na coluna, desapareceram por completo.

  16. jailma L 28 de julho de 2011 at 5:03 pm #

    FICA BOA ESPERANÇA O PAI DA MINHA FILHA AREBENTOU O JOELHO E VEZ RECONTITUIÇAO POREM ANTES DE TIRA O PONTOS SUBIU ESCADA EANDOU BASTANTE VEZ UM ESTRAGO SO CAMINHA PUXANDO A PERNA E N LEVANTAVA AGRORA MELHOR BEM MELHOR.

  17. YARA NOGUEIRA SANTOS 2 de agosto de 2011 at 7:08 pm #

    SUCUPIRA é um santo remédio ,minha mãe vende vinho+sucupira, biotonico +sucupira há 33anos e tem curado muitas pessoas , ironia do destino eu que sou filha com diagnostico ESPONDILODISCOPATIA DEGENERATIVA,pode acreditar

  18. ceciia 9 de agosto de 2011 at 12:52 pm #

    sou alérgica a qualquer medicamento que tenha aas. Será que vou ter algum problema tomar a sucupira?

  19. joao paulo 11 de agosto de 2011 at 1:32 pm #

    Chá de Sucupira serve para amidolas.

  20. Rita 18 de agosto de 2011 at 3:29 pm #

    Gostaria de saber quantas semente colocar no biotonico e quantas vezes tomar por dia.

  21. thelma 1 de setembro de 2011 at 12:17 pm #

    yara eu tb tenho isso ESPONDILODISCOPATIA DEGENERATIVA.
    A sucupira nao mehorou em nada essa doenca em voce?!

  22. Luciana Silva da Costa 1 de setembro de 2011 at 2:12 pm #

    Semente de cupira semente milagrosa curou minhas dores artrose de quadril.
    Hoje a vida está cheia de graça e luz estou feliz.

    • Fran 10 de fevereiro de 2012 at 4:17 pm #

      Luciana,
      Foi acreditando na sua recomendação que comecei hoje a tomar o chá de sucupira. Espero mesmo me livrar das dores que tenho proveniente de artrose de quadril, cuja recomendação médica é a cirurgia.
      Qto tempo demorou para você sentir as melhoras ?
      Abçs,
      Fran

  23. ROGERIO 9 de setembro de 2011 at 2:55 pm #

    GOSTARIA DE SABER SE A UMA SEMENTE SERTA DE SUCUPIRA OU TODAS ESPECIESSÃO BOAS

  24. ronaldo 11 de setembro de 2011 at 12:04 pm #

    tenho artrose no pescoso e ernia de disco
    estou tomando o cha a 3 dias
    ainda nao nao senti nehnum resultado
    por quanto tempo terem que tomar o cha para
    obiter resultado

  25. MARCELO RODRIGUES 13 de setembro de 2011 at 8:22 pm #

    SOU CORREDOR,E MINHA VIDA É SPR AGITADA,SENTIA DORES CONSTANTES E TRA BALHO PESADO,TINHA INFLAMAÇOES CONSTANTES NO LOMBAR,COMECEI A TOMA R SUCUPIRA E O EFEITO VEIO DE LONGA DATA,NAO FOI IMEDIATO,POREM O QUE TENHO A DZR QUE DEPENDE DE ORGANIZMO PARA ORGANISMO,HJE ESTOU CURA DO E ACABOU AS DORES,GRAÇAS A SUCUPIRA,PREPAREI ELA NO VINHO TINTO, PARA CDA UM LITRO DE VINHO COLOCO CINCO SEMENTES,DXO CURTIR POR VINTE DIAS,TOMO TRES VZS AO DIA!

  26. Rita 16 de setembro de 2011 at 9:13 pm #

    A sucupira realmente funciona para problemas como artrite, artrose e problemas ósseos.
    Tenho problema na cervical, sentia muitas dores. O ortopedista informou que só cirurgia resolveria, mas que era preferível tentar outras alternativas. Comecei a fazer acupuntura e a usar a sucupira no vinho – 01 litro de vinho tinto e oito sementes de sucupira amassadas, que ficam em repouso por 15 dias – Coar e tomar 1 colher de sopa duas vezes ao dia. Não tive mais dor na cervical.
    Se funciona para outras doenças, não posso afirmar, mas para as que citei acima, realmente funciona.

  27. REGINALDO SOUZA 18 de setembro de 2011 at 10:53 am #

    EU TENHO HERNIA DE DISCO NA REGIÃO LOMBAR , SENTIA DORES COMECEI A TOMAR O CHÁ DE SUCUPIRA FOI UM SANTO REMÉDIO. HOJE ESTOU BEM!

  28. Elizeu Gonçalves 21 de setembro de 2011 at 10:23 pm #

    Aminha esposa tem ernia de disco 5 érnia e desgaste no femor artroze no joelho ela tem muitas dores .. quantas gotas éla pode ou déve tomar??

  29. Ivair Silva da Rocha 24 de setembro de 2011 at 10:23 am #

    Bom Dia,
    Gostaria de saber por quanto tempo devo tomar o cha de Sucupira para o tratamento re artrite, artrose e bico de papagaio.
    muito obgdo
    Ivair S. da Rocha SP

  30. silvana neves 25 de setembro de 2011 at 10:12 pm #

    gostaria de saber como preparar as sementes de sucupira no biotonico, e se poço dar para minha mae que tem 70 anos,ela tem muita canseira, desde ja agradeço silvana.

  31. Meire 5 de outubro de 2011 at 10:19 am #

    Estou tomando chá da semente de sucupira uns 3 dias. A artrite reumatoide nos meus pulsos, senti um pouco da melhora. A artose lombar ainda me incomoda um pouco. Ainda sinto um pouco de dores nas pernas. Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar esse chá. Tenho que dar algum intervalo de tempo?
    No aguardo da sua resposta. Grata
    Meire

  32. Helena 3 de novembro de 2011 at 8:20 pm #

    O oleo de sucupira é bom para abixar a diabete e se pode tomar diariamente?

  33. arnaldo pedro batista 10 de novembro de 2011 at 10:33 pm #

    gostaria de saber onde encontrar a legitima semente de sucupira

  34. mary 19 de novembro de 2011 at 2:24 pm #

    Eu estou com poblena na visicula doi muito gostaria de saber se posso
    usa o cha de sucupira?
    Grato aguardo

  35. mary 19 de novembro de 2011 at 2:38 pm #

    Olá gostaria de saber se posso tomar o cjá de sucupira?
    pois tenho muita dor na visicula??

  36. Neide maria de Oliveira 28 de novembro de 2011 at 11:07 am #

    Tenho tunel do Carpo – Gostaria de saber a quantidade e por quanto tempo posso usar o chá da fava de sucupira.

  37. Aleate 4 de dezembro de 2011 at 5:22 pm #

    Muito boas as informações que encontrei aqui! É triste que, apesar da eficácia comprovada, tão poucas pessoas ainda conheçam as propriedades fitoterápicas da Semente de Sucupira… Se você quieser mais informações, pode pesquisar também nesse site…
    http:// www. sementedesucupira. com.br
    Ali eu encontrei outras informações e usos importantes para a Semente de Sucupira!
    Obrigada!

  38. SIOMARA NALU DOLZAN 14 de fevereiro de 2012 at 11:22 am #

    COMPRAR OLEO DE SUCUPIRA ,JÁ VEM PRONTO SO TOMAR É EM GOTAS ENCONTRA-SE EM FARMACIA DE PRODUTOS NATURAIS WALDOMIRO PEREIRA,SHOPPING POPULAR CAPÃO RASO ETC…

  39. solange 22 de março de 2012 at 10:32 pm #

    A semente de sucupira faz mal para o coraçao? devido o reumatismo dei prloblema no coraçao e agora? e bom para reumatismo ?

  40. iara 28 de março de 2012 at 10:11 pm #

    tenho asma e gostaria de saber se a semente da sucupira é é bo para essa asma,que tanto presiste estou tomando medicação e não vejo melhoras.Obrigada.

  41. ilki 13 de abril de 2012 at 9:18 am #

    qualquer pessoa acha nas feiras livres, e tem um preçinho bom, minhas amigas tomara e houve uma grande melhora, pode colocar tbm no suco de uva e tomar de manha.

  42. Jorge 30 de abril de 2012 at 10:46 pm #

    minha sogra tem 42 anos, 1,50m e 42kg sofre de artrite reumatóide a 6 meses, estou com ela há 3 semanas e cortei da alimentação dela o óleo soja, frituras,carne verm, açucar, mel, leite, batata inglesa, trigo, manteiga, e possui alimentação a base de peixe e frango e muitas frutas e verduras. Medicação: leite de magnésio 3x ao dia + calcio 600mg + 2g ômega3 ao dia + cap. óleo de copaíba, hemoterapia com 10ml a cada 5 dias, e estou começando o tratamento com semente de sucupira, até chamei um pastor pra orar nela, toma antiflamatórios diariamente, corticoides mas não fazem mais efeitos, cada dia pior com muitas dores nas articulações, na coluna, no queixo, na garganta(esta ultima começou hoje) após um dia de chá de sucupira parece está bem pior, parece que nada surte efeito!!! fiz 5 sementes em 1l de água e fervi por 60segundos conforme indicações, bebeu hora água hora sucupira durante todo o dia. Não sei mais o que fazer!!! ela chora de dor pela manhã, tarde, noite e de madrugada, se sente só, não tem ânimo pra nada… fiz 22 exames pedidos pelo reumatologista e vou levá-la no final desta semana, mas sem muita perspectiva… ela mora em um interior do Maranhão muito distante e não tem médicos…

  43. kelson martins 4 de maio de 2012 at 11:29 am #

    olá, gostaria de saber se o chá de sucupira serve para todo tipo de “artrite”.

  44. Maria José 30 de maio de 2012 at 9:42 pm #

    Sou hipertensa,…mais tenho muita dor no pescoço porque tenho artrose na cervical e uma pequena hernia de disco,,,e tenho tbm glaucoma uso colirio cara pra caramba…será que posso tomar a sucupira? Por favor gostaria de saber se têm alguma contra indicação para esses problemas, obg…aguardo resposta

  45. Decio Guilherme 2 de junho de 2012 at 8:05 pm #

    Gostaria de saber se no cha de sucupira, ou a semente de sucupira tras algum mal para os rins. tenho artrite e quero começar a tomar, fico no aguardo obrigado.

  46. BERENICE BERGAMINI 15 de junho de 2012 at 10:41 am #

    EU TENHO PROLAPSIO DA VALVULA MITRAL E ARRETIMIA , MAIS TENHO MUITO DOR NAS COSTAS E A BACIA TRINCADA SERA QUE POSSO TOMAR SUCUPIRA MUITO GRATA AGUARDO RESPOSTA

  47. Jose Alves 1 de julho de 2012 at 9:47 pm #

    tomei a fava de sucupira curtida no Biotônico quando ele tinha álcool 6 favas amassada em um vidro de Biotônico ou 14 favas e um litro de vinho por um ano e me curei das amídalas e não foi preciso operar não sinto mais nada já faz uns 15 anos e não sinto mais nada ate hoje

  48. laila nabulssi moraes 21 de julho de 2012 at 10:01 pm #

    por favor preciso saber se cha da sucupira faz mal para rins com funcionamento de 40%, tem uremia ,coceiras nas pernas,e tem dores na coluna horriveis,na cervical,artrose no joelho ,na coluna e desgaste,por favor alguem me responda se ele pode tomar esse cha pois ele nao pode tomar nem remedio pra dor e nem antiinflamatorio espero alguma ajuda.

  49. laide rodrigues de souza 16 de agosto de 2012 at 2:30 pm #

    ola alguem pode me ajudar?a semente de sucupira serve para quem esta com gordura no figado?obrigada a todos.

  50. Zuleika KLeim 3 de fevereiro de 2013 at 5:14 pm #

    onde posso comprar oleo ou extrato de semente de sucupira, que seja confiavel. att.Zuleika est ou no aguardo.

  51. MARCIA 20 de maio de 2013 at 5:07 pm #

    estou tomando o chá da semente da sucupira a 8 dias,não estou sentindo melhora ainda,espero que faça mesmo esse resultado que muita gente fala e eu possa dá meu testemunho aqui,pois estou com esporão de galo nos pés a 7meses.já tenho sofrido bastante,fiz todo tipo de tratamento e nada…

    • antonio paulo 1 de julho de 2013 at 4:52 pm #

      Meu amigo,minha esposa teve esporão. Esporão tem que fazer cirurgia para extraí-la, não sara com chá.O chá só é bom para dores no corpo sem uma causa específica.Dores que não tem como fazer cirurgia.

Deixe uma resposta

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog