Exame Papanicolau Para Que Serve?

Os exames são procedimentos importantes que detectam eventuais anomalias em nosso corpo e seu objetivo é fazer a prevenção de determinadas doenças que podem nos prejudicar no futuro, como sempre é dito é melhor prevenir do que remediar, um dos exames que deve ser feito é o Papanicolau que é de grande importancia.

Papanicolau

O Papanicolau é um exame que foi criado pelo médico grego Geórgios Papanicolau que é considerado o pai da citologia. Esse exame tem por objetivo a prevenção do câncer de colo de útero. Através desse exame muitas mulheres evitam previnem o aparecimento de certas doenças.

Quando Deve Ser Feito?

O exame Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa ou não, pelo menos uma vez ao ano. Após três exames anuas consecutivos normais, o teste de Papanicolau pode ser realizado com menor frequencia, podendo ser em mulheres de baixo risco até a cada três anos de acordo com o profissional de saúde.

Como é Feito?

O exame é feito através da colheita de material do colo uterino com uma espátula especial, sendo este material colocado em uma lamina e analisado por um citopatologista que pode ser um biomédico, farmacêutico, bioquímico ou médico ao microscópico.

, , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta