O Que é Carga Puntiforme?

Eletrização e Lei de Coulomb

CORPOS ELETRIZADOS

A carga elétrica de um próton é chamada de carga elétrica elementar, sendo representada por e; no Sistema Internacional, seu valor é:

e = 1,6 . 10-19 Coulomb = 1,6 . 10-19 C

A carga de um elétron é negativa, mas, em módulo, é igual à carga do próton:
Carga do elétron = – e = – 1,6 . 10-19 C

Os nêutrons têm carga elétrica nula. Como num átomo o número de prótons é igual ao número de elétrons, a carga elétrica total do átomo é nula.

De modo geral os corpos são formados por um grande número de átomos. Como a carga de cada átomo é nula, a carga elétrica total do corpo também será nula e diremos que o corpo está neutro. No entanto é possível retirar ou acrescentar elétrons de um corpo, por meio de processos que veremos mais adiante. Desse modo o corpo estará com um excesso de prótons ou de elétrons; dizemos que o corpo está eletrizado.

EXEMPLO

A um corpo inicialmente neutro são acrescentados 5,0 . 107 elétrons. Qual a carga elétrica do corpo?

RESOLUÇÃO

A carga elétrica do elétron é qE = – e = – 1,6 . 10-19 C. Sendo N o número de elétrons acrescentados temos: N = 5,0 . 107.

Assim, a carga elétrica (Q) total acrescentada ao corpo inicialmente neutro é:

Q = N . qE = (5,0 . 107) (-1,6 . 10-19 C) = – 8,0 . 10-12 C
Q = – 8,0 . 10-12 C

Frequentemente as cargas elétricas dos corpos é muito menor do que 1 coulomb. Assim usamos submúltiplos. Os mais usados são:

Carga Puntiforme

Quando temos um corpo eletrizado cujas dimensões são desprezíveis em comparação com as distâncias que o separam de outros corpos eletrizados, chamamos esse corpo de carga elétrica puntiforme.

Fonte: Conecte Educação

, , , , , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta

Ao curtir você nos ajuda a melhorar o blog