Recadastramento Biométrico Digital TRE, Título de Eleitor

A Biometria tem como significado a medida da vida (bio = vida e metria = medida). Esse termo também foi associado à medida de características físicas e comportamentais das pessoas como forma de identificá-las. Atualmente há biometria pode ser feita em diversas partes do corpo como: os olhos, a palma da mão, a retina ou íris dos olhos e as digitais do dedo que é a mais usada.

Recadastramento

O Recadastramento Biométrico está sendo usado pelo Tribunal Superior Eleitoral para registrar informações sobre os eleitores do Brasil. Alguns estados já estão fazendo o recadastramento biométrico como o Tocantins, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraná, Piauí, Minas Gerais, Alagoas, Bahia, Amapá, Espírito Santo, Ceará, Goiás, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Segurança

O sistema de votação através de urna eletrônica já era seguro, e agora com a biometria será praticamente impossível haver fraudes. A Liberação das urnas não mais será feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor. A biometria com certeza trará inúmeros benefícios para os eleitores e próprio TSE que não mais terá problemas com fraudes.

Informações

No ano corrente de 2012 teremos eleições municipais e federais para todo o Brasil com o novo sistema de biometria, veremos como esse novo sistema irá se comportar, mas creio que será um sucesso e tudo será mais seguro e prático. Para maiores informações sobre Biometria acesse site http://www.tse.jus.br/eleicoes/biometria-e-urna-eletronica do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

, , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta